Oque você procura?

Receba nossas últimas notícias por E-mail

Seu e-mail para receber as notícias:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 24 de junho de 2008

Domiciliar Enfermagem - Home Care - Porto Alegre

Conceito

Home Care é uma especialização na área da saúde com uma visão bem diferente da hospitalocêntrica: ao invés do paciente ir até o hospital ser tratado, os profissionais de saúde vão até sua casa tratá-lo.

Vantagens

  • O paciente é tratado fora do hospital e em contato com a família. Isso é bom, uma vez que o ambiente hospitalar, pra muitos, não é confortável e causa estresse;
  • O paciente fica menos exposto aos riscos infectológicos existentes no âmbito hospitalar;
  • Melhora a "autonomia" do paciente;
  • Melhora a "privacidade" do paciente.

Público alvo

Pacientes com patologias estáveis, quase sempre portadores de doenças crônicas, como doenças neurológicas degenerativas e músculo-esqueléticas.Porem, o home care nao pode ser visto apenas como uma alternativa para pacientes cronivos ou idosos, o home care deve ser visto como uma alternativa de internamento para todas as idades e patologias, contanto que o paciente esteja estavel.

Cuidados dispensados aos pacientes domiciliares

O paciente recebe um tratamento similar ao dado em um hospital, com toda estrutura necessária para sua estabilidade no ambiente doméstico, como sonda, catéter, soroterapia, oxigenoterapia, dentre outros. É traçada uma rotina para o cuidado ao paciente envolvendo todas as suas necessidades básicas e avançadas. É um trabalho interdisciplinar e pode envolver médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, fonoaudiologos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentre outros.

Importância da Home Care

O aumento da expectativa de vida nos últimos anos tem acarretado para o Brasil uma população cada vez mais idosa. O problema não é envelhecer, mas evelhecer sem qualidade. O Brasil não está se desenvolvendo paralelamente à população e isto está causando uma população idosa e sem saúde. A superlotação dos serviços de saúde é consequencial, assim como os problemas previdenciários. A Home Care vem auxiliar no tratamento aos pacientes crõnicos e estáveis, e um dos objetivos é tirar o paciente do hospital, sendo que ele pode ser tratado em casa. É menos custoso para o Serviço Público e menos incômodo para o paciente, que poderia passar meses ou anos num hospital, já que sua doença é crônica e/ou degenerativa.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Home_care


Domiciliar Enfermagem - Home Care

A Domiciliar Home Care surgiu como mais uma opção de atendimento para pacientes que superaram a fase aguda da sua doença, mas ainda necessitam de cuidados. Nossa equipe está preparada para atender toda e qualquer patologia no domicílio, desde que, o quadro do paciente permaneça estável. Hoje a família já tem a possibilidade e os recursos necessários para tratar seu doente em casa sem precisar se deslocar até um hospital. Só assim, se consegue otimizar tempo e uma significativa redução nos riscos de infecção.




Internação Domiciliar - Home Care Porto Alegre

realizado pela equipe assistencial durante as 24 horas do dia na casa do próprio paciente.
A internação domiciliar permite o atendimento no “melhor lugar terapêutico” de forma integral, personalizada e humanizada. Ao mesmo tempo, aumenta a autonomia do paciente e sua independência sócio-familiar.

A internação domiciliar também possibilita que se realize a Educação para a Saúde, promovendo, por meio do contato direto, a modificação de hábitos e atitudes negativas. Tudo para fazer com que o paciente tenha mais qualidade em sua vida.


Assistência Domiciliar - Home Care Porto Alegre

A assistência domiciliar consiste essencialmente em:

Entretanto, os usuários deste serviço já superaram a fase mais complexa de sua doença, não apresentando mais a necessidade de atendimento durante as 24 horas do dia, mas que ainda necessitam de atendimento por um determinado período (6, 12 ou 18 horas).

Trata-se de um serviço também bastante aplicado a portadores de doenças crônicas que necessitam de atenção e cuidados especiais.

- Acompanhamento e cuidados de enfermagem domiciliar;
- Visita médica esporádica domiciliar;
- Fisioterapia motora e respiratória domiciliar;
- Quimioterapia domiciliar
- Cuidado de pacientes com Alzhaimer
- Cuidado de pacientes com Parkinson
- Pacientes com Câncer
- Pacientes com Fratura de fêmur
- Pacientes com escaras



Procedimento Domiciliar - Home Care Porto Alegre

Procedimento domiciliar é semelhante a um atendimento ambulatorial, tem o diferencial de ser realizado dentro do domicílio. São atendimentos de curta duração, , realizados por técnicos de enfermagem ou enfermairas, mediante agendamento.

São exemplos:

- Fornecimento e Administração de medicamentos e soro;
- Alocação de Equipamentos;
- Fornecimento de dietas;
- Fisioterapia;
- Coleta de exames laboratoriais;
- Consultas da equipe interdisciplinar;
- Curativos em geral;
- Passagem de sonda.


Fonte: http://www.domiciliarenfermagem.com.br/

Leucemia mielóide aguda (LMA)

Leucemia mielóide aguda (LMA), também conhecida como leucemia mielogênica aguda, é um câncer/cancro da linha mielóide dos glóbulos brancos que se caracteriza pela rápida proliferação de células anormais que se acumulam na medula óssea, interferindo na produção normal de células sanguíneas. É o tipo mais comum de leucemia aguda que afeta adultos, e sua incidência aumenta com o envelhecimento. Embora a LMA seja uma doença relativamente rara, representando cerca de 1,2% dos óbitos causados por doenças oncológicas nos Estados Unidos, espera-se um aumento da sua incidência devido ao envelhecimento da população.

Os sintomas são causados pela substituição das células normais da medula óssea, resultando em uma queda na contagem de glóbulos vermelhos, plaquetas e de leucócitos normais. Estes sintomas incluem fadiga, falta de ar, hemorragia e aumento do risco de infecções. Embora vários fatores de risco para a LMA sejam conhecidos, a causa específica permanece incerta. Uma característica da doença é sua rápida progressão, podendo ser fatal em um curto espaço de tempo (semanas ou meses) se deixada sem tratamento adequado.

A leucemia mielóide aguda é uma doença potencialmente curável, mas apenas uma pequena parcela dos doentes são curados com a terapia utilizada atualmente. Usualmente o tratamento inicia com quimioterapia, visando a induzir à remissão, embora grande parte dos doentes necessitem de um transplante de medula óssea para alcançar a cura.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leucemia_miel%C3%B3ide_aguda

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Treinamento Domiciliar Home Care

O treinamento será realizado no dia 12/06/2008 no endereço Av. Erico Verissimo 960. O treinamento terá inicio as 09:00. Por favor estar munido de:

Xerox carteira do COREN
Xerox comprovante de residência

OBS: Procure chegar 15 minutos antes do início do treinamento. Caso não tenha carteira do COREN levar xerox do certificado de conclusão do curso técnico ou xerox da carteira temporaria do COREN.

Qualquer duvida você pode entrar em contato pelo email carlos@domiciliarenfermagem.com.br ou enviar suas duvidas pelo site http://www.domiciliarenfermagem.com.br/.