Oque você procura?

Receba nossas últimas notícias por E-mail

Seu e-mail para receber as notícias:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Cinetose

Cinetose

Cinetose é uma doença, que se caracteriza pela sensação de enjôo ou náusea quando se anda de qualquer meio de transporte, ou se movimenta de forma inabitual, perturbando o sistema vestibular responsável pelo equilíbrio.

Pode ocorrer em crianças e adultos. Costuma ser definida por leigos como uma labirintite.

Além da náusea, são sintomas da cinetose:

* Perda de equilíbrio
* Falhas de memória
* Raciocínio lento e/ou confuso
* Sudorese
* Nistagmo
* Dores de cabeça
* Visão borrada, duplicada ou fora de foco
* Palidez
* Dificuldades em atividades de leitura, ou assistir televisão
* vertigens
* Fadiga

A cinetose é causada por uma perturbação no reconhecimento do movimento feito pelo sistema vestibular, pois o corpo está parado, mas o ambiente está em movimento, gerando conflito de informações e perturbação do equilíbrio corporal.

O mal-estar pode surgir em qualquer atividade que exija movimento, como andar de ônibus, carro, avião, barco, trem, metrô ou mesmo bicicleta ergométrica. Os sintomas são desencadeados pela movimentação, que causa um estímulo exagerado do labirinto, mas podem surgir algumas horas depois da atividade que os desencadeou.

O tratamento é feito através de exercícios de Terapia de reabilitação vestibular, podendo também ser usada de medicação específica para diminuição dos sintomas.

O médico responsável pelo tratamento é um otorrinolaringologista, mas, devido aos sintomas difusos, o paciente costuma ser atendido por diversos especialistas, sem sucesso, até receber o diagnóstico correto.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinetose

Nenhum comentário: