Oque você procura?

Receba nossas últimas notícias por E-mail

Seu e-mail para receber as notícias:

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 3 de março de 2008

Projeto Mamãe Canguru

Projeto Mamãe Canguru

O projeto Mamãe Canguru do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, da Secretaria Municipal de Saúde, tem por objetivo reforçar o vínculo mãe-bebê para os recém-nascidos prematuros

Foto: João Fiorin/ PMPA

O Projeto

O Projeto Mamãe Canguru, hoje, é desenvolvido parcialmente no HMIPV. As mães permanecem durante o dia no hospital, acompanhando seus bebês que necessitam cuidados de UTI. No entanto, como não existem acomodações para pernoite, elas têm que retornar para casa no final do dia. Quando o projeto estiver funcionando de maneira integral, as mães poderão ficar hospedadas numa área especial do hospital, em ambiente aconchegante e confortável, sem a necessidade de se afastar do seu bebê.

A permanência da mãe no hospital, sob supervisão de equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional, psicopedagoga, faz com que seja reforçado o vínculo maternal. Quando a criança recebe alta, a mãe sai emocionalmente fortalecida e com todas as orientações no que se refere aos cuidados necessários para a saúde do bebê. Essa orientação é fundamental para que as mães não negligenciem os cuidados específicos e minuciosos que são exigidos por um bebê prematuro, que podem resultar em muitas outras hospitalizações subseqüentes. As mães que participarem do projeto terão a sua disposição área de lazer e terapia ocupacional em setor compartilhado por outras mulheres na mesma situação.

O projeto vai beneficiar cerca de 120 bebês prematuros que passam pela Unidade Neonatal anualmente. Os bebês recebem alta ao atingir 2 quilos e 100g de peso. Com a integralidade do programa Mamãe Canguru, a mãe receberá alta segura e apta a lidar com seu pequeno bebê.



Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=728

Nenhum comentário: